Liderança

MULTIPLICAÇÃO

Tema: MULTIPLICAÇÃO

Como você já sabe nossa igreja possuiu uma visão de trabalho evangelística bem definida e organizada. Trabalhamos no templo, entendendo a importância de estarmos reunidos como corpo de Cristo. Mas também atuamos com muita intensidade nas casas, com o compromisso sério de cumprir o IDE do Senhor Jesus, evangelizando, orando, anunciando o Reino, assim como os apóstolos fizeram em obediência à ordem de Cristo. Sendo assim no próximo sábado realizaremos a nossa festa da Multiplicação, festa essa que já é uma tradição entre nós, uma vez que essa será a quarta que realizaremos.

O que é a Festa da Multiplicação? A festa da multiplicação é um evento onde comemoramos todas as conquistas que o Senhor nos concedeu durante o semestre trabalhado. As vidas que foram salvas, os grupos de vida que se multiplicaram, os grupos de vida que foram abertos, as casas de paz realizadas, casas de amor, os alvos que estabelecemos para o semestre, os alvos alcançados internamente nos grupos de vida, irmãos que vão se batizar, irmãos que vão ser recebidos como membros na nossa família. Enfim, entendemos que todos esses acontecimentos é Deus agindo na vida da igreja e devemos celebra-lo por isso, agradecer por tantas coisas maravilhosas realizadas em nosso meio.

Como é feita a Festa da Multiplicação? As redes todas se mobilizam para realizar uma festa linda e poderosa para a glória de Deus. Rede Azul formada por homens e mulheres se preparam com suas camisetas personalizadas e muita alegria para celebrar. Rede Verde composta por toda a juventude da igreja, vem com toda a sua Metanoia (mudança de mente) dispostos a transformar o mundo onde estão inseridos. As crianças se vestem de vermelho para formarem sua Rede também, com direito a muita festa. O acolhimento vestido de branco forma sua Rede calorosa e receptiva para receber nossos amados irmãos. E por último o Amarelo fica por conta da adoração com a Rede de louvor  que se encarrega de animar a festa e conduzir a igreja na adoração ao Dono dessa festa. Dessa forma com as redes organizadas temos o que chamamos de Festa das Cores, na sequência a Festa das Águas (onde realizamos o batismo dos novos na fé). E para fechar não poderia faltar uma queima de fogos para marcar um momento tão importante na vida da igreja, essa é a chamada Festa dos Fogos realizada no término da celebração.

Porque realizar a Festa da Multiplicação?

Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve. (Lewis Carroll)

Nós trabalhamos com alvos estabelecidos, pois sabemos onde queremos chegar. Temos um alvo de alcançar 100 grupos de vida, porém para alcançar esse número, precisamos alcançar alvos menores antes. Para tanto cada alvo alcançado precisa ser comemorado. Sempre tendo a consciência de que Deus é quem está dando o crescimento. Nós somos apenas os trabalhadores dessa grande ceara.

Portanto sua presença como membro dessa igreja é fundamental, afinal você tem contribuído diretamente para que tudo isso seja possível.

Então vista sua camiseta de acordo com sua rede e não fique de fora dessa linda festa.

Saiba Mais >

MULTIPLICAÇÃO - Um princípio bíblico.

MULTIPLICAÇÃO É UM PRINCÍPIO BÍBLICO.

Quando Jesus chamou aos homens para segui-lo, isso era um chamado à multiplicação espiritual:
Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens(Marcos 1.17).

A BÍBLIA FALA DE QUATRO TIPOS DE MULTIPLICAÇÃO DA IGREJA:

O CRESCIMENTO GEOGRÁFICO:

  • O crescimento geográfico foi predito pelo Senhor Jesus:

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8).

  • O crescimento deveria estender-se geograficamente por todas as nações do mundo.

O CRESCIMENTO NUMÉRICO:

A igreja experimentaria o crescimento numérico conforme ela crescesse geograficamente.  O crescimento numérico da primeira igreja no livro de Atos:

A IGREJA HAVIA AUMENTADO DE:

12 para 120 membros em Atos 1.15; 
120 para 3.000 membros em Atos 2.41; 
e de  3.000 para 5.000 membros em Atos 4.4.

Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil” (Atos 4.4).

O CRESCIMENTO ÉTNICO

  • A Igreja Primitiva também experimentou o crescimento étnico. O evangelho foi estendido além dos judeus para incluir os gentios (as pessoas de todas as nações).

É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente” (Romanos 3.29).

O CRESCIMENTO ESPIRITUAL:

O crescimento nos números não é a única ênfase de multiplicação espiritual. Você aprenderá que o crescimento espiritual interior é importante. Os seguidores de Jesus devem crescer em qualidade espiritual assim como em quantidade:

Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno" (2 Pedro 3.18).

Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15).

12 FATORES PARA MULTIPLICAÇÃO

1 – O tempo devocional do líder do Grupo de Vida: Os líderes que investem 90 minutos ou mais em devocionais diárias multiplicam os seus grupos duas vezes mais do que aqueles que investem menos do que 30 minutos por dia.

2 – A intercessão do líder do Grupo de Vida pelos membros do GV: Os líderes que oram diariamente pelos membros do GV têm maior probabilidade de multiplicar seus grupos.

3 – O tempo que o líder gasta com Deus em seu preparo para o encontro do Grupo de Vida: Investir tempo com Deus, preparar o coração para um encontro do GV é mais importante do que o preparo do estudo.

4 – Estabelecer alvos:  O líder que falha na fixação de alvos, os quais os membros recordam, tem 50% de probabilidade de multiplicar seu grupo de vida. Fixar alvos aumenta essa probabilidade para 75%.

5 – Conhecer a data da multiplicação do seu Grupo de VidaLíderes de um GV que estabelecem alvos específicos para trazer ao GV (um novo Grupo de Vida) multiplicam seus grupos com mais frequência do que os líderes sem alvo.

6 – Treinamento: Líderes de Grupo de Vida que se sentem mais bem treinados multiplicam seus Gv’s com maior rapidez. No entanto, treinamento não é tão importante como a vida de oração do líder e a clareza de seus alvos.

7 – A frequência com que o líder de Grupo de Vida faz contato com pessoas novas: Líderes que fazem contato com cinco a sete pessoas novas por mês têm 80% de probabilidade de multiplicar a seu Grupo de Vida. Quando o líder visita somente uma a três pessoas por mês, as chances caem para 60%. Líderes que visitam oito pessoas novas ou mais cada mês multiplicam os seus grupos duas vezes mais do que aqueles que visitam uma ou duas. 

8 – Estímulo no Grupo de Vida para convidar amigos: Líderes de GV que encorajam semanalmente os membros para convidar visitantes, duplicam sua capacidade de multiplicar os seus grupos – em contraposição àqueles líderes que o fazem apenas ocasionalmente ou nunca.

9 – Número de visitantes no Grupo de Vida: Há uma relação direta entre o número de visitantes no grupo e o número de vezes que o líder multiplica o grupo.

10 – Encontros sociais: Os Grupos de Vida que têm seis ou mais encontros sociais por mês se multiplicam duas vezes mais do que aqueles que têm apenas um ou nenhum.

11 – Preparar auxiliares: Os líderes que preparam uma equipe para ajudar na liderança dobram sua capacidade de multiplicar o Grupo de Vida.

12 – Nível de cuidado pastoral: Visitação regular pelo líder aos membros do Grupo de Vida ajuda a consolidar o grupo.

 JESUS É O ENFOQUE DA MULTIPLICAÇÃO

“E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo” (João 12.32).

  • JESUS ESTAVA FALANDO AQUI DE SEU “LEVANTAR” NA CRUZ PARA MORRER PELOS PECADOS DE TODA A HUMANIDADE.
  • ATRAVÉS DE SUA MORTE, ELE ATRAIRIA A TODOS OS HOMENS ATRAVÉS DO PODER DO EVANGELHO. 

A MULTIPLICAÇÃO É GARANTIDA QUANDO JESUS É LEVANTADO

Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai(Filipenses 2.9-11).

 

Saiba Mais >

TREINAMENTO CONSOLIDAÇÃO - VISÃO ATOS 2020

Não há como prosseguir no viver em e com Cristo sem adquirir e experimentar conhecimentos essenciais para sua vida. Quem parte de "um ponto de partida" não descobre muitas vezes as belezas que o caminho da fé cristã proporciona, pois se sente perdido e confuso. Isso mostra que ainda não está preparado (madurao), e necessita seguir os passos deste preocesso para que alcance a maturidade.

Na CONSOLIDAÇÃO, você terá a oportunidade de dar seus primeiros passos e alicerçar sua fé de forma que tudo que venha aprender, a longo prazo, seja bem compreendido. Você irá apronfudar seus conhecimentos sobre Deus, sua fé e valores necessários para a vida como cristão, pois a vida cristã não é apenas "emoção", mas também "razão".

Confira o vídeo sobre a visão:

 

Saiba Mais >

Relacionamento de discípulo e liderado

Falando sobre a visão  –  Relacionamento de discípulo e liderado”

Discípulos e liderados bem motivados respondem melhor. As pessoas sabem a diferença entre ser valorizadas apenas pelo seu trabalho, sua produtividade, ou por quem elas realmente são. É claro que ovelhas bem cuidadas vão frutificar, produzir lã, leite e filhotes espontaneamente. (Ovelha sadia sempre dá muita cria). Um rebanho bem alimentado produz com mais excelência. E é bem verdadeiro o distado popular: o que engorda a boiada é o olho de seu dono. Isto significa que pasto verde é bom, mas é preciso o olho, a presença, a atenção, o calor humano para que o gado cresça seguro e estável.

Um bom relacionamento vai estabelecer um padrão para a continuidade do processo, pois quando os discípulos são amados e bem cuidados, eles vão reproduzir o mesmo nas vidas de outros, e darão continuidade ao mesmo padrão de amor e cuidado, com ênfase na pessoa.

De novo, Jesus é o nosso modelo maior: “Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (João 13.1).

Pergunta: Estamos amando os nossos discípulos e liderados com essa intensidade, até esse ponto?

 

Saiba Mais >

É IMPRESSINDÍVEL UM LÍDER TER VISÃO

É IMPRESSINDÍVEL UM LÍDER TER VISÃO

“A visão do líder pode determinar o sucesso ou o fracasso de todo o grupo”.

As palavras do apóstolo Paulo ao rei Agripa expressam o ponto de partida na vida de um líder, visão. “Por isso, ó rei Agripa, não fui obediente à visão celestial.” (At 26.19). Outros textos, relatando as visões de Paulo (At 16.9; 18.9).

Percebemos que as grandes mudanças eram sempre o resultado de ações de homens visionários.

A reforma protestante foi o resultado da visão de vários homens que sonharam com uma igreja diferente. A liberdade religiosa e a prosperidade que muitos países desfrutam hoje é o resultado direto dessa visão.

Definindo o que é visão

Para se entender o sentido de liderança, faz se necessário definir o sentido de visão. Se o líder não entender claramente este aspecto, todos os demais aspectos que cooperam para o surgimento de um líder eficaz ficarão comprometidos. Estudar sobre o que é visão conduz necessariamente à liderança.

O que é visão?

  1. Visão é um retrato mental claro quanto ao futuro

A visão deve ser clara. Isto é, o líder sabe exatamente o que deseja realizar e como será o resultado final. Esta clareza permite que o líder seja confiante e resoluto. O líder sempre estará olhando a sua frente.

  1. Visão é a capacidade de enxergar o que a maioria não consegue ver

Quando José, o filho de Jacó chegou ao Egito, agarrou se aos sonhos que Deus lhe dera. Conseguiu vencer os 13 anos em que foi caluniado, preso, algemado, porque se apegou aos sonhos que Deus lhe deu.

Alguém disse que visionário é capaz de transformar desvantagens r, “dez vantagem” (Gn 37-51). A visão nos faz ver as coisas, não como elas estão, mas como podem ficar. Por esta razão José chegou ao Egito como escravo e terminou como primeiro ministro, tudo por causa da sua visão.

Visão está ligada diretamente ao sonho, e esse sonho é movido através da fé.  Aquilo que o seu coração deseja ardentemente em Deus, faz você viver a disposição dessa visão, de forma que ainda que haja impossibilidade, ou pareça distante de ser realizado, cada vez que você como líder fala da visão, ela se torna mais clara e possível, não importando o tempo ou a distância.

  1. Visão é o vislumbre do seu propósito de viver.

Todos nós nascemos com um proposto bem definido. Descobrir esse propósito é a chave para uma vida sucedida na presença de Deus e dos homens. Líderes autênticos têm convicção da sua vocação e chamada.

  1. A Visão é a evidência de que o líder sabe para onde vai e porque está indo

“Se você não sabe pra onde quer ir, qualquer lugar serve”,  o líder precisa ter a clareza de onde está indo, a visão tem a ver com o tema principal do seu  ministério, o líder precisa ter a convicção de que sua visão o leva para aquilo que foi designado por Deus para realizar. Deus te chamou para desenvolver um ministério eficaz, com resultados, com crescimento, com progresso. Quando o líder sabe para onde vai, faz se necessário uma análise constante de todos os passos que são dados. Através da avaliação é que se pode ver o resultado, e o quanto estamos longe ou perto do traçado na visão.

  1. Visão é um sonho gerado por Deus no coração do homem

Toda visão para exercer a liderança cristã, nasce no coração de Deus. A visão sempre vem de Deus:

- Deus deu para Noé a visão de uma arca para ser construída (Gn 6. 13-16).

- Deus deu para Abraão a visão de uma terra a ser conquistada (Gn 12.1,2).

- Deus deu para Neemias a visão de uma terra a ser conquistada (Ne 1).

- Deus deu para Moisés a visão da libertação de um povo do Egito (Ex 3. 1-14).

-Deus deu para Davi a visão de um reino (1 Sm 17).

 

A visão existe para estabelecer um elo entre missão e ação. A visão procede paixão. Líderes visionários são líderes apaixonados. A visão é o combustível que mantpem a chama da paixão acessa.

Como está a sua paixão pela sua visão?

 

texto adaptado: 

37 Qualidades do lLíder que nínguem esquece - Josué Gonçalves 

Editora Mensagens para todos, 2008

Saiba Mais >